16 – SÁBADO
19ª SEMANA DO TEMPO COMUM
(verde – ofício do dia)
Lembrai-vos, Senhor, da vossa aliança e nunca esqueçais a vida dos vossos pobres. Levantai-vos, Senhor, e julgai vossa causa, e não fecheis o ouvido ao clamor dos que vos procuram (Sl 73,20.19.22s).
A grande assembleia reunida manifesta publicamente sua confiança em Deus e sua fidelidade a ele: “Nós serviremos ao Senhor, porque ele é nosso Deus”. As bênçãos de Jesus se derramem sobre nossas crianças e nossas famílias, neste dia em que se conclui a Semana Nacional da Família.
Primeira Leitura: Josué 24,14-29
Leitura do livro de Josué – Naqueles dias, Josué disse a todo o povo: 14“Agora, pois, temei ao Senhor e servi-o com um coração íntegro e sincero, e lançai fora os deuses a quem vossos pais serviram na Mesopotâmia e no Egito, e servi ao Senhor. 15Contudo, se vos parece mal servir ao Senhor, escolhei hoje a quem quereis servir: se aos deuses a quem vossos pais serviram na Mesopotâmia ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais. Quanto a mim e à minha família, nós serviremos ao Senhor”. 16E o povo respondeu, dizendo: “Longe de nós abandonarmos o Senhor para servir a deuses estranhos. 17Porque o Senhor, nosso Deus, ele mesmo é quem nos tirou, a nós e a nossos pais, da terra do Egito, da casa da escravidão. Foi ele quem realizou esses grandes prodígios diante de nossos olhos e nos guardou por todos os caminhos por onde peregrinamos, e no meio de todos os povos pelos quais passamos. 18O Senhor expulsou diante de nós todas as nações, especialmente os amorreus, que habitavam a terra em que entramos. Portanto, nós também serviremos ao Senhor, porque ele é o nosso Deus”.
19Então Josué disse ao povo: “Não podeis servir ao Senhor, pois ele é um Deus santo, um Deus ciumento, que não suportará vossas transgressões e pecados. 20Se abandonardes o Senhor e servirdes a deuses estranhos, ele se voltará contra vós, e vos tratará mal e vos aniquilará, depois de vos ter tratado bem”. 21O povo, porém, respondeu a Josué: “Não! É ao Senhor que serviremos”. 22Josué então disse ao povo: “Sois testemunhas contra vós mesmos de que escolhestes o Senhor para servi-lo”. E eles responderam: “Sim! Somos testemunhas!” 23“Sendo assim”, disse Josué, “tirai do meio de vós os deuses estranhos e inclinai os vossos corações para o Senhor, Deus de Israel”. 24O povo disse a Josué: “Serviremos ao Senhor, nosso Deus, e seremos obedientes aos seus preceitos”. 25Naquele dia, Josué estabeleceu uma aliança com o povo e lhes propôs preceitos e leis em Siquém. 26Josué escreveu essas palavras no livro da Lei de Deus. A seguir, tomou uma grande pedra e levantou-a ali, debaixo do carvalho que havia no santuário do Senhor. 27Então Josué disse a todo o povo: “Esta pedra que estais vendo servirá de testemunha contra vós, pois ela ouviu todas as palavras que o Senhor vos disse, para que depois não possais renegar o Senhor, vosso Deus”. 28Em seguida, Josué despediu o povo, para que fosse cada um para suas terras. 29Depois desses acontecimentos, morreu Josué, filho de Nun, servo do Senhor, com a idade de cento e dez anos. – Palavra do Senhor.
Salmo Responsorial: 15(16)
O Senhor é a porção da minha herança!
1. Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio! / Digo ao Senhor: “Somente vós sois meu Senhor. / Ó Senhor, sois minha herança e minha taça, / meu destino está seguro em vossas mãos! – R.
2. Eu bendigo o Senhor, que me aconselha / e até de noite me adverte o coração. / Tenho sempre o Senhor ante meus olhos, / pois, se o tenho a meu lado, não vacilo. – R.
3. Vós me ensinais vosso caminho para a vida; † junto a vós, felicidade sem limites, / delícia eterna e alegria ao vosso lado! – R.
Evangelho: Mateus 19,13-15
Aleluia, aleluia, aleluia.
Graças te dou, ó Pai, / Senhor do céu e da terra, / pois revelaste os mistérios do teu Reino aos pequeninos, / escondendo-os aos doutores! (Mt 11,25) – R.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, 13levaram crianças a Jesus, para que impusesse as mãos sobre elas e fizesse uma oração. Os discípulos, porém, as repreendiam. 14Então Jesus disse: “Deixai as crianças e não as proibais de virem a mim, porque delas é o Reino dos Céus”. 15E depois de impor as mãos sobre elas, Jesus partiu dali. – Palavra da salvação.
Reflexão:
O povo de Israel professa a fé no Deus único. Essa é uma decisão consciente e madura, de quem já se confrontou com vários credos, mas encontrou somente em Deus seu refúgio e proteção. Essa opção implica, porém, um compromisso total e constante que continua a ser exigido dos cristãos hoje. Podemos afirmar que comungamos dessa mesma profissão de fé? Então, como a demonstramos? Ser como uma criança significa exatamente viver com naturalidade aquilo que se é e se acredita. Herdaremos o Reino de Deus se nos deixarmos reencantar pela beleza de Deus a cada dia, dando brilho e significado à nossa vida e a tudo o que fazemos, como as crianças que se encantam com as mais simples novidades que descobrem no seu dia a dia. Outro ensinamento de Jesus hoje é a capacidade de acolher a todos. Na comunidade cristã, não há espaço para a exclusão ou o preconceito, todos devem ser acolhidos, tendo a possibilidade de encontrar e entrar em comunhão com Cristo.
(Dia a Dia com o Evangelho 2025 - PAULUS)
****************************************************************
6 – SÁBADO
ASSUNÇÃO DA BEM-AVENTURADA VIRGEM MARIA
(branco, glória, creio, prefácio próprio – ofício da solenidade)
MISSA DA VIGÍLIA
(dia 16, sábado, à tarde ou à noite)
Coisas gloriosas se dizem de ti, ó Maria, que foste hoje exaltada acima dos anjos e triunfas com Cristo para sempre.
Nesta vigília da solenidade da Assunção, alegres demos graças ao Pai, que transformou Maria em sacrário vivo para o seu Filho. Elevada ao céu, a Mãe aponta para a vitória da humanidade redimida, glória que alcançaremos acolhendo e vivendo a Palavra de Deus.
Primeira Leitura: 1 Crônicas 15,3-4.15-16; 16,1-2
Leitura do primeiro livro das Crônicas – Naqueles dias, 3Davi convocou todo Israel em Jerusalém, a fim de transportar a arca do Senhor para o lugar que lhe havia preparado. 4Davi reuniu também os filhos de Aarão e os levitas. 15Os filhos de Levi levaram a arca de Deus com os varais sobre os ombros, como Moisés havia mandado, de acordo com a ordem do Senhor. 16Davi ordenou aos chefes dos levitas que designassem seus irmãos como cantores, para entoarem cânticos festivos, acompanhados de instrumentos musicais, harpas, cítaras e címbalos. 16,1Tendo, pois, introduzido a arca de Deus e colocado no meio da tenda que Davi tinha armado, ofereceram, na presença de Deus, holocaustos e sacrifícios pacíficos. 2Depois de oferecer os holocaustos e os sacrifícios pacíficos, Davi abençoou o povo em nome do Senhor. – Palavra do Senhor.
Salmo Responsorial: 131(132)
Subi, Senhor, para o lugar de vosso pouso, / subi com vossa arca poderosa!
1. Nós soubemos que a arca estava em Éfrata / e nos campos de Iaar a encontramos: / entremos no lugar em que ele habita, / ante o escabelo de seus pés o adoremos! – R.
2. Que se vistam de alegria os vossos santos, / e os vossos sacerdotes, de justiça! / Por causa de Davi, o vosso servo, / não afasteis do vosso ungido a vossa face! – R.
3. Pois o Senhor quis para si Jerusalém / e a desejou para que fosse sua morada: / “Eis o lugar do meu repouso para sempre, / eu fico aqui: este é o lugar que preferi!” – R.
Segunda Leitura: 1 Coríntios 15,54-57
Leitura da primeira carta de São Paulo aos Coríntios – Irmãos, 54quando este ser corruptível estiver vestido de incorruptibilidade e este ser mortal estiver vestido de imortalidade, então estará cumprida a palavra da Escritura: “A morte foi tragada pela vitória. 55Ó morte, onde está a tua vitória? Onde está o teu aguilhão?” 56O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a Lei. 57Graças sejam dadas a Deus, que nos dá a vitória pelo Senhor nosso, Jesus Cristo. – Palavra do Senhor.
Evangelho: Lucas 11,27-28
Aleluia, aleluia, aleluia.
Felizes aqueles que ouvem / a Palavra de Deus e a guardam! (Lc 11,28) – R.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 27enquanto Jesus falava ao povo, uma mulher levantou a voz no meio da multidão e lhe disse: “Feliz o ventre que te trouxe e os seios que te amamentaram”. 28Jesus respondeu: “Muito mais felizes são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática”. – Palavra da salvação.
Reflexão:
Pistas para reflexão
Símbolo da presença de Deus, a arca da Aliança é transportada, com alegre e solene liturgia, para o lugar determinado em Jerusalém. Elevada ao céu, Maria é a arca da Nova Aliança, pois carregou em seu ventre o Filho de Deus. / Nosso corpo corruptível e mortal será transformado em incorruptível e imortal. Na glória, Maria é a prova de que “a morte foi tragada pela vitória”. Como seu Filho, ela foi vencedora do pecado e da morte. / Uma mulher proclama feliz a mãe de Jesus por tê-lo gerado e amamentado. O Mestre responde que são mais felizes os que acolhem e vivem a Palavra de Deus. Sendo a primeira e mais fiel discípula de Cristo, Maria é duplamente feliz, por ser, ao mesmo tempo, mãe e discípula.
(Liturgia Diária)
Fonte: Paulus