História
Fundadoras
Carisma
Lema
Espiritualidade
Devoções
Lectio Divina
Organização
Etapas de Formação
Comunidades
Missões Ad gentes
Nossa Missão
Onde estamos
Família Espiritual
Reze Conosco
SAV
Serviço Social
Notícias
Blog
Prov. Giustina e Maria
Galeria de Fotos
Aniversário
Calendário Anual
Fale Conosco
 
 

São Bento


temp_titleCNBB_logo_02012017111015

 

No dia 11 de julho celebramos o dia de São Bento, nascido em Núrcia, próximo de Roma, no ano 480, oriundo de uma nobre família que o enviou para estudar na Cidade Eterna, no período de decadência do Império. Um período de decadência também moral e espiritual e, neste sentido, o jovem Bento abandonou todos os projetos humanos para se retirar nas montanhas da Úmbria, onde dedicou-se à vida de oração, meditação e aos diversos exercícios espirituais.

Depois de três anos numa retirada gruta, passou a atrair outros que se tornaram discípulos de Cristo pelos passos traçados por ele, que buscou nas Regras de São Pacômio e de São Basílio, uma maneira ocidental e romana de vida monástica.

A Regra de São Bento, devido a sua eficácia de inspiração que formava cristãos santos por meio do seguimento aos ensinamentos de Jesus, e da prática dos mandamentos e conselhos evangélicos, logo ficou conhecida, vindo a ser adotada em diversos mosteiros. Para São Bento a vida comunitária facilitaria a vivência da Regra, pois dela depende o total equilíbrio psicológico; desta maneira os inúmeros mosteiros, que enriqueceram o Cristianismo no Ocidente, tornaram-se, ao longo dos séculos, faróis de espiritualidade e cultura.

Peçamos a São Bento que nos dê também o dom de unir o nosso trabalho quotidiano com a oração, como ele tão bem soube fazer.

Fonte: Site CNBB

NOTÍCIAS ANTERIORES