História
Fundadoras
Carisma
Lema
Espiritualidade
Devoções
Lectio Divina
Organização
Etapas de Formação
Comunidades
Missões Ad gentes
Nossa Missão
Onde estamos
Família Espiritual
Reze Conosco
SAV
Serviço Social
Notícias
Blog
Prov. Giustina e Maria
Galeria de Fotos
Aniversário
Calendário Anual
Fale Conosco
 
 

IRMÃS BENEDITINAS DA DIVINA PROVIDÊNCIA – 80 ANOS NO BRASIL

 

A Congregação de Irmãs Beneditinas da Divina Providência nasceu em Voghera – Itália, no ano de 1849, quando Deus suscitou, no coração de Maria e Giustina Schiapparoli, um chamado especial, para resgatar a vida e a dignidade de muitas crianças e jovens, em situação de risco e de abandono.

Em Voghera, reinava uma grave crise econômica: Diversas epidemias e pestes haviam deixado muitas famílias na miséria e feito órfãs centenas de crianças, que passaram a viver nas ruas, pedindo esmolas, desprotegidas, sem cuidados.

Diante desta triste realidade, Deus despertou, no coração de Maria e Giustina, o desejo de fazer algo para amenizar tanta dor. Abraçando a missão, elas decidiram acolher, em sua própria casa, algumas dessas meninas pobres, órfãs e abandonadas, cuidando delas com amor de mãe e ensinando-lhes os valores da vida cristã.

Noticias


Assim, com trabalho, honestidade, na simplicidade e humildade de vida, Maria e Giustina iniciaram uma grande obra de amor e acolhimento, pelo bem das meninas.

Vivendo sob o lema de São Bento: “Reza e Trabalha”, elas se consagraram totalmente a Deus e ao serviço do próximo. Muitas outras jovens, atraídas por esse ideal, também se consagraram a Deus, dando continuidade à nobre missão iniciada por Madre Maria e Madre Giustina, e, dessa forma, a Congregação pôde crescer e se expandir, em diversas regiões da Itália. 

A pobreza da nascente obra se fez sentir, o que levou Madre Giustina a afirmar: “Confio na Divina Providência, na qual se apoia a nossa obra”.

No ano de 1936, atentas às necessidades da Igreja Missionária, a Congregação avançou, pela primeira vez, além do oceano, enviando Sete Irmãs Missionárias para trabalhar no Brasil, numa colônia de imigrantes italianos, em Nova Veneza, Estado de Santa Catarina.

As Irmãs iniciaram seu apostolado caritativo, junto aos doentes, no Hospital São Marcos e nas atividades pastorais da Paróquia. Pouco tempo depois, ampliaram seu apostolado, passando a ocupar-se também da educação e do acolhimento de meninas e jovens, numa obra iniciada por elas.

Com o passar do tempo, a “semente” da Congregação, lançada em solo fecundo, cresceu, deu “frutos” que concretizam a missão de Acolher, Assistir e Educar e espalharam seus “ramos” pelo Brasil, nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Maranhão, Tocantins, Piauí, Amazonas, Pará, Paraná, Mato Grosso, Goiás e Santa Catarina, e pelo mundo, marcando presença em outros treze países: Itália, Guiné Bissau, Kenya, Malawi, Tanzânia, México, Moçambique, Paraguai, Bolívia, Argentina, Albânia, Índia, Romênia.

ASSISTA AO VÍDEO DA MISSA EM APARECIDA PELOS 80 ANOS DAS IRMÃS BENEDITINAS DA DIVINA PROVIDÊNCIA NO BRASIL

 

NOTÍCIAS ANTERIORES